O Efeito Dominó


O Efeito Dominó afirma que quando você faz uma alteração em um comportamento, isso vai ativar uma reação em cadeia e causar também uma mudança de comportamentos similares.

Um estudo realizado em 2012 por pesquisadores da Universidade de Northwestern nos Estados Unidos descobriram que quando as pessoas diminuíram a quantidade de tempo de lazer sedentário a cada dia, elas também reduziram sua ingestão diária de gordura. Os participantes nunca foram instruídos especificamente a comer menos gordura, mas seus hábitos de nutrição melhoraram como um efeito colateral natural, porque eles passaram menos tempo no sofá assistindo televisão e comendo sem pensar. Um hábito levou ao outro, um dominó derrubou o próximo.

Você pode notar padrões semelhantes em sua própria vida. Como um exemplo pessoal, se eu cumprir com meu hábito de ir à academia de ginástica, naturalmente eu ficarei mais focado no trabalho e dormirei mais tranquilamente à noite, mesmo que eu nunca tenha feito um plano para melhorar especificamente meus comportamentos em foco e sono.

O Efeito Dominó vale para hábitos negativos também. Você pode identificar que o hábito de conferir seu smartphone conduz ao hábito de clicar nas notificações sociais, o que leva ao hábito de navegar nas redes sem pensar, o que leva a mais 20 minutos de procrastinação.

Nas palavras do professor BJ Fogg da Universidade de Stanford, "Você nunca pode mudar apenas um comportamento. Nossos comportamentos estão interligados, por isso, quando você altera um comportamento, outros comportamentos também mudam."

Dentro do Efeito Dominó

Comentários