O que acontece quando você se concentra em apenas uma coisa


Abaixo se encontra outra razão baseada na ciência para se concentrar em um hábito de cada vez:

Quando você começa a praticar um novo hábito, isso exige um grande esforço consciente para você não se esqueçer de praticá-lo. Depois de algum tempo, no entanto, o padrão de comportamento torna-se mais fácil. Eventualmente, o seu novo hábito se torna uma rotina normal e o processo é mais ou menos cego e automático.

Pesquisadores têm um termo sofisticado para este processo chamado de "automatismo". Automatismo é a capacidade de executar um comportamento sem pensar em cada etapa, o que permite que o padrão se torne automático e habitual.

Mas vale lembrar: automaticidade só ocorre como resultado de muita repetição e prática. Quanto mais repetições você fizer, mais automático o comportamento vai se tornar.

Por exemplo, o gráfico abaixo mostra quanto tempo leva para que as pessoas transformem o comportamento de caminhar por 10 minutos depois do café da manhã em um hábito automático. No princípio, o grau de automatismo é muito baixo. Após 30 dias, o hábito já começa a se tornar uma rotina. Após 60 dias, o processo atinge o potencial máximo de automaticidade.


A coisa mais importante a se notar é que existe um "ponto de inflexão" em que novos hábitos tornam-se mais ou menos automáticos. O tempo que leva para construir um hábito depende de muitos fatores, incluindo o quão difícil é o hábito, qual o seu ambiente, sua genética, e muito mais.

Dessa forma, o estudo mencionado acima encontrou que o hábito levou cerca de 66 dias em média para se tornar automático. (Não se apegue muito a esse número. O intervalo no estudo foi muito amplo e a única conclusão razoável que você deve fazer é que vai demorar alguns meses para novos hábitos se tornarem automáticos.)

Boas intenções demais

Mude sua vida sem alterar sua vida inteira

Comentários