Como criar um Efeito Dominó de bons hábitos em 3 passos simples


Os comportamentos humanos são muitas vezes interconectados uns aos outros.

Por exemplo, considere o caso da Ana Paula. Durante duas décadas e meia de sua vida adulta, começando quando ela saiu para a faculdade e estendendo-se até seus 40 anos, Ana nunca fez sua cama, exceto quando sua mãe ou hóspedes a visitavam em sua casa.

Em algum momento, ela decidiu tentar de novo e conseguiu fazer sua cama por quatro dias seguidos, um feito aparentemente trivial. No entanto, na manhã do quarto dia, quando ela terminou de fazer a cama, ela também recolheu uma meia do chão e dobrou algumas roupas espalhadas pelo quarto. Em seguida, ela se viu na cozinha, tirando os pratos sujos da pia e colocando-os na máquina de lavar louça, depois ainda organizou as vasilhas de plástico em um armário e colocou uma flor ornamental no balcão como uma peça central.

Mais tarde, ela explicou: "Meu ato de arrumar a cama desencadeou uma cadeia de tarefas domésticas pequenas. Eu me senti como uma adulta, feliz, crescida, com uma cama feita, uma pia limpa, um armário organizado e flores no balcão. Eu me senti como uma mulher que tinha milagrosamente se levantado do caos caseiro que suga nossas energias."


Ana Paula estava experimentando o Efeito Dominó. Continue lendo para saber o que significa a reação em cadeia de comportamentos e como aplicá-la no seu dia.

O Efeito Dominó

Comentários